Minha foto
Bebedouro, S.P, Brazil

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Débutante = Estréia

 A palavra DEBUTANTE se deriva do francês (débutante), que tem como significado ESTRÉIA, palavra usada para marcar a chegada dos QUINZE ANOS de uma adolescente.
Os Bailes de Debutantes surgiram nos Reinos da Europa antiga que atualmente conhecemos como França, Alemanha, Inglaterra e Austrália.
Naquela época famílias nobres realizavam um grande baile com duas finalidades, a primeira era apresentar sua filha à toda sociedade, mostrar a todos que estava passando da fase de menina para fase de mulher e a segunda era atrair pretendentes para a moça. A partir de seu “debut”, a jovem passava a frequentar bailes, reuniões sociais, a usar roupas mais adultas, salto alto, além de ter permissão para namorar.
Essa tradição se espalhou ainda mais entre as famílias burguesas após a Revolução Francesa de 1789, chegando ate nos países colonizados como os Estados Unidos e o Brasil
 
 
 
 
 
No Brasil o evento tornou-se realmente popular por volta da década de 50, onde as famílias se juntavam para realizar o baile de debutantes em conjunto, onde conseguiam economizar e aproveitavam para apresentar a sociedade varias debutantes de uma só vez, o que gerava publicações em colunas sociais e até concursos variados, tal como a debutante mais simpática.
 
 
 
 
 
 
Nos anos 80 as coisa mudaram um pouco, foi onde o índice de eventos desse tipo caiu por motivos e razões econômicas da época, por isso as debutantes passaram a querer viagens, roupas, calçados como presente de aniversário, embora houve tempo em que alegavam que fazer a festa de debutante estava fora de moda.
 
 
 
 
Mas não durou muito para a retomada dessa tradição, voltando com tudo nos anos 90 com algumas mudanças tal como a exclusividade da festa,  que passou a ser feita apenas para uma debutante tornando esse momento único e ainda mais especial em sua vida.
 
 
 
 
Apartir dos anos de 2000 até agora, muitas tradições foram deixadas de lado, outras foram mantidas. As decorações ficaram mais coloridas, os vestidos mais modernos...
 
 
 
 
 
 
 
Mas o que realmente importa, é que tudo saia da maneira como a debutante sonha, pois sera um dia que vai ser lembrado por ela, familiares e amigos presentes neste momento tão especial em sua vida.