Minha foto
Bebedouro, S.P, Brazil

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Maio: mês das noivas?


Sera que maio realmente é o mes da noivas?

Segundo estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), maio aparece na sexta colocação e dezembro fica com o primeiro lugar, sendo o  mês preferido pelos noivos para o grande dia.

Registrando um total de 119.884 cerimônias realizadas em 2010 (ano que serviu de base para o balanço), dezembro é o més mais procurado para a realização de casamentos aqui no Brasil,  os motivos são vários dentre eles, o período de férias, a estação do mês (verão) e o 13º salário.
 
Mesmo aparecendo na sexta colocação do ranking de casamentos, maio é considerado o mês das noivas e teorias nos ajudam a explicar o porque.
 
Embora pouco tenha haver com o Brasil, pois uma delas vem la do hemisfério norte, onde se entende que maio é um mês muito importante para os costumes desses povos, onde festejavam com muitas flores em homenagem a natureza, que indica a bela estação da primavera, período que simboliza renascimento, esperança, e que proporciona o cenário ideal para a celebração do enlace amoroso graças às temperaturas amenas e abundância de flores, com isso esses elementos com o tempo foram sendo associados à celebração do amor e do casamento.
 
Acredita-se também que teve a influência da Igreja Católica, pois maio é o mês da Consagração a Nossa Senhora, mãe de Jesus Cristo e que também comemoramos o dia das mães.
 
Portanto, mesmo não influênciando na escolha da data do grande dia, maio ainda recebe o título de Mês das Noivas, por maiores considerações da igreja e motivos históricos.