Minha foto
Bebedouro, S.P, Brazil

sábado, 11 de maio de 2013

O dia das Mães.


Deusa Réia
  O primeiro vestígio dessa comemoração vem da mitologia desde a Grécia Antiga, onde os gregos assim como os romanos que também eram politeístas (que acreditam em vários deuses) e seguiam uma religião parecida, homenageavam e honravam suas Deusas Réia (Grécia) e Cíbele (Roma), era o dia em que faziam homenagens e lhe ofertavam oferendas durante a primavera.
Deusa Cíbele

  Entende-se também que o Dias das Mães passou a ser comemorado graças à americana Anna Maria Jarvis que em 1905 perdeu sua mãe.

  Assim como Anna sua irmã Elisinore também sentiu muito essa perda, o que as fizeram  refletir sobre o fato de não existirem demonstrações concretas de amor e rinho para com as mães. Dessa forma Anna chamou a atenção para que um dia do ano fosse dedicado a todas as mães em vida ou em morte, com uma única razão, a de estimular o carinho e a consideração dos filhos por suas mães, assim vindo ate a melhorar os laços familiares.

Em 1907 após a morte da irmã, Anna não mediu esforços e criou um memorial à sua mãe e tomou a frente de uma campanha que colocou em pratica nos Correios, com o objetivo de conseguir apoio dos políticos e pessoas influentes da sociedade norte americana para que fosse declarada uma data especial em comemoração ao Dia das Mães.
Anna Jarvis
Seus esforços foram reconhecidos em 10 de Maio de 1908, onde foi celebrado o primeiro Dia das Mães na igreja de Grafton e em 1914 o governador dos Estados Unidos Woodrow Wilson formalizou a data em todo o território nacional.
 No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi declarado pela  Associação Cristã de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932 Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo do mês de maio.
Sendo para a Igreja Católica uma data com simbolismo religioso, baseado na Mãe de Cristo, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, em 1947, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
O Salão de Eventos Nevada deixa aqui sua homenagem à todas as Mães!