terça-feira, 13 de março de 2012

ETIQUETA EM EVENTOS

As recepções de eventos são sempre muito importante para os anfitrióes.
Por isso aqui vão algumas dicas de etiqueta para você fazer bonito na hora da festa.

  • Responda prontamente. Independente do evento, a partir do momento em que você recebe um convite pedindo confirmação certifique-se de RSVP (em francês "Répondez S'il Vous Plaît"- Responda, por favor). Confirme sua presença, pois a pessoa que está organizando a festa necessita desta resposta para planejar o espaço, calcular alimentos e bebidas, contratar funcionários para o evento, enfim para ter uma noção de quantas pessoas ela deve esperar. Deve-se responder com antecedência, caso aconteça algum imprevisto que o impeça de comparecer, avise e desculpe-se.
  • Convite. Se o convite é dirigido apenas a você e não diz "e convidado", considere isso como uma indicação de que você deve ir sozinho.
  • Noções básicas de presentes. Em caso de casamento confira a lista da noiva de antemão, se ela tiver uma (você pode perguntar aos noivos ou à mãe da noiva onde estão as listas). Muitos convidados optam por dar um valor em dinheiro como presente de casamento - principalmente se o casal vivem juntos por um tempo. Não existem regras sobre o quanto você deve gastar em um presente de casamento - você deve usar o seu julgamento baseado em o quão chegado você é do casal. Se você levar o presente para a festa, procure pelo local apropriado para colocá-lo.
  • Não beba demais. Se existe um open bar na recepção certifique-se de controlar a sua ingestão alcoólica. Lembre-se que o vinho ou champanhe podem ser servidos com a refeição, por isso não fique rodeando o bar e bebendo demais com antecedência. Em caso de aniversário para debutantes, o correto é não servir bebidas alcoólicas.
  • Não vá embora da festa sem cumprimentar ao anfitrião. Esta é uma gafe comum que os convidados cometem. Só porque o anfitrião está com outros convidados ou circulando pela festa, não é desculpa para você não cumprimentá-lo e agradece-lo pelo convite. Certifique-se agradecer-lhe. Caso contrário, o anfitrião pode  perceber que você desapareceu e se sentir ofendido. Se possível, tente não ir embora antes de se cortar o bolo, independente do evento.
Uma recepção de casamento, debutante ou empresarial é sempre divertida e muito esperada pelos anfitriões. Siga as regras básicas de etiqueta para que esta possa ser uma experiência agradável para todos os envolvidos.